quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Taras e manias

Ando virada para os biscoitos, agora já nem faço bolos. Tenho para mim que é mais fácil fazer biscoitos que bolos, ou melhor, as hipóteses de sucesso são maiores com biscoitos. Os bolos às vezes fazem das deles e resolvem não cozer ou não crescer e isso deixa-me frustrada. Neste fim-de-semana fiz biscoitos de baunilha. Deram-me uma receita que é boa, mas para a próxima corto na manteiga. Achei que era demais.
 
Aqui vai tal e qual como a recebi:
 
Ingredientes:
50g de farinha de milho (eu usei a farinha para usos culinários e não tive problema nenhum)
200g de farinha
1 vagem de baunilha
200g de manteiga
1 pitada de açúcar baunilhado (usei em alternativa essência de baunilha)
80g de açúcar em pó
 
 
Preparação:
Peneire a farinha de trigo e a de milho. Abra a vagem de baunilha ao meio e retire-lhe as sementes. Amasse as farinhas com a baunilha, a manteiga, o açúcar baunilhado e o açúcar em pó até obter uma massa homogénea. Forme com a massa 2 rolos de 30cm de comprimento. Tape-os e deixe-os repousar durante 2 horas.
Corte os rolos em rodelas de 1cm de espessura. Fome bolas a partir das rodelas que cortou. Forre um tabuleiro de forno com papel vegetal, coloque as bolas de massa em cima e achate-as com cuidado com um garfo polvilhado com farinha.
Coza as bolachas no forno pré-aquecido a 190.º, no segundo nível a contar de baixo durante 15 minutos. Deixe-as arrefecer e guarde-as num recipiente hermético.
 

 
 
 

8 comentários:

  1. Olá Maria,
    eu também gosto imenso de bolachinhas, especialmente com este tempo frio, sabem tão bem. Por mim só têm um pequeno defeito, se reparares quase todas as receitas pedem imensa gordura..., essa é a parte que me desagrada:)
    Ficaram muito bonitos,vou levar um...:)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Olá Duxa,
    Podes levar quantos quiseres, eu não me importo!
    De facto, estas bolachas foram tidas como bolachas de manteiga por quem as experimentou. Da próxima vez tiro pelo menos 70g à receita.
    Um beijinho,

    ResponderEliminar
  3. Que lindas, aliás maravilhosas. Levo a receitinha comigo, senão te importas!

    Beijokas!

    ResponderEliminar
  4. Vim fazer uma visitinha, e gostei muito!!!Já estou a seguir!!Bjs e bom fim de semana

    ResponderEliminar