segunda-feira, 12 de novembro de 2012

A minha padaria


Tal como já referi, fazer pão em casa tornou-se um hábito. Desta vez experimentei o preparado em pó para pão integral do Jumbo. Cada caixa vem com 2 sacos de 500g e cada saco dá para um pão com cerca de 800g.

Já usei os 2 sacos, com o primeiro fiz um pão que ficou muito bom, mas na minha opinião precisava de mais 5 minutos no forno (deixei cerca de 25 minutos, a 180.º). O segundo não me correu tão bem na preparação, a massa não descolava dos dedos e vi-me obrigada a acrescentar farinha branca para poder amassar convenientemente. Levei-o ao forno cerca de 35 minutos a 190.º dentro de uma forma de bolo inglês. Este pão ficou muito melhor que o primeiro, não se desfazia tanto, estava mais consistente.

Deixo-vos as instruções da caixa:

Cozedura no forno:

Colocar a quantidade de uma saqueta de preparado (550g) num tigela e juntar 300ml de água morna.

Amassar bem à mão (10 minutos), ou com uma batedeira de ganchos (5 minutos), na velocidade média, até obter uma boa consistência. Cobrir a massa com um pano e deixar repousar 2 horas à temperatura ambiente, até levedar bem.

Moldar a massa no formato desejado, utilizando farinha na superfície para não colar. Deixar a massa levedar durante 45 minutos num local quente. Pré-aquecer o forno a 200º. Levar a massa ao forno (pulverizando-a com água duas vezes, durante a cozedura) até que o pão se encontre cozido.

Cozedura na máquina de fazer pão:
Colocar na máquina 300ml de água morna e adicionar uma saqueta de preparado. Escolher o programa adequado, a cor pretendida e o tempo de cozedura. Quando estiver pronto o pão retirar as pás do interior.
 







 

Sem comentários:

Enviar um comentário