domingo, 4 de novembro de 2012

Boas companhias

Gosto muito de arroz malandrinho. Faz-me lembrar a minha Mãe e a excelente cozinheira que era, quando era mais nova. A minha Mãe costumava fazer arroz malandro com qualquer ingrediente e para mim era sempre uma delícia. Porém, por força dos conselhos médicos, os meus pais mudaram imenso os hábitos alimentares.
Quando vi esta receita no blog da Laranjinha, não consegui evitar de pensar na minha Mãe e ao mesmo de me espantar com a combinação. É tão simples, tão singela e tão perfeita! Obrigada Laranjinha pela receita!
 
Aqui vai a receita:
 
Ingredientes:1 alheira de caça
1 cebola picada
2 dentes de alho
1dl de azeite
1 piripiri (facultativo)
4 tomates maduros limpos de peles e sementes
1,5dl de vinho verde
350g de arroz carolino
1,1L de água quente
sal q.b.
15 folhas de manjericão


1. Num tacho refogar a cebola e o alho no azeite.

2. Juntar o tomate picado e deixar refogar um pouco.

3. Acrescentar o vinho verde. Temperar com o sal. Deixar cozinhar durante um a dois minutos.

4. Com a ajuda de um passe-vite reduzir o preparado anterior a puré.

5. Acrescentar 6dl de água quente. Assim que levantar fervura adicionar o arroz.

6. Cortar a pele da alheira na longitudinal. Colocar uma frigideira ao lume, assim que estiver quente, colocar a alheira(*). Assim que a pele sair, retirar do lume.

7. Juntar a alheira ao arroz e acrescentar mais 3dl de água. Deixar cozinhar em lume brando e ir acrescentando aos poucos a restante água.

8. Assim que o arroz esteja cozido, retirar do lume e adicionar as folhas de manjericão ligeiramente rasgadas com as mãos. Mexer e servir.
 
(*) tinha um pedacinho farinheira com azeitona e presunto, que juntei às rodelas no prato depois de grelhar com a alheira.
 







1 comentário: