segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Uma tia babadérrima


A minha sobrinha e a minha cunhada, que estão a viver na Suíça, vieram a Portugal numas férias relâmpago, para tratar de assuntos relacionados com as finanças do maravilhoso e inacreditável reino nacional.
Tanto elas como o meu irmão, dizem-me que na Suíça não se arranja peixe fresco com a mesma frequência e ao mesmo preço que em Portugal. Tendo isto em mente, tinha pensado em ir à peixaria buscar uns robalos e grelha-los para o almoço com elas.
No dia anterior, a minha sobrinha liga-me e pede-me para fazer a lasanha da tia, porque lasanha como aquela não há. Nem o meu irmão (que faz um arroz de polvo que é uma toléria), conseguia fazer uma lasanha tão boa como a minha! Tia vaidosa que eu sei lá, desatei a correr casa fora em direcção ao supermercado para comprar os ingredientes necessários à lasanha famosa além fronteiras!
E o resultado foi uma sobrinha que comeu tanto que já não conseguiu ter barriga para a sobremesa! E eu... a tia mais feliz do mundo!

O que usei para 6 pessoas (fiz de modo a sobrar para dar uma dose a minha Mãe e congelei outra):
1 Kg de carne de vaca picada
1 embalagem de molho bechamel do Continente (usei pouco mais de meio pacote)
Cebola, alho, azeite, 3 folhas de louro, malagueta moída, vinho branco, sal e pimenta

Como fiz:
Coloquei ao lume um tacho com azeite, a cebola e o alho picados e deixei estalar um bocadinho. De seguida acrescentei a carne, o chouriço e os cogumelos, mexi e deixei ganhar cor por 5 minutos. Depois acrescentei os temperos, a passatta de tomate e deixei cozinhar cerca de 1 hora, mexendo de vez em quando e rectificando os temperos sempre que necessário. Além do vinho, não precisei de acrescentar qualquer líquido adicional.
Depois de cozida a carne preparei o tabuleiro com a lasanha: coloquei uma camada de carne no fundo, reguei com um pouco de bechamel, polvilhei com queijo e coloquei por cima a placa de massa de lasanha. Repeti o processo, sendo que a ultima camada foi de massa, coberta com bechamel e queijo. Levei ao forno, a 180º cerca de 20 minutos para gratinar.
















Sem comentários:

Enviar um comentário