quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Querida Sogra


A minha sogra dá-nos com frequência legumes, frutas, ovos e outros produtos que ajudam a encher a despensa e o frigorífico. É uma ajuda preciosa não só pelo dinheiro que poupamos, mas também porque aquilo recebemos é cultivado na sua horta caseira. É o verdadeiro produto biológico! De facto, o que é cultivado "em casa" tem um sabor muito  mais verdadeiro, do que o que se compra nas frutarias.
Vejam só o tamanho de uma courgette que a minha sogra nos deu este verão!

Uma das coisas que a minha sogra nos dá é bacalhau já demolhado e ainda bem que o faz, porque eu não tenho jeitinho nenhum para o escolher. Sim, porque a minha sogra e a minha Mãe compram o bacalhau inteiro. Se eu tivesse que o comprar, ia direitinha à secção dos congelados e pegava numa caixa de lombos demolhados e ultra-congelados.
O nosso jantar de ontem foi um belo bacalhau à Gomes Sá, cuja receita copiei do blog da Ameixinha.

O que usei (adaptei as quantidades para 2 pessoas):
500 g de bacalhau
500 g de batatas
1,5 dl de azeite
1 dente de alho
2 cebolas
2 ovos cozidos
azeitonas pretas
salsa
sal e pimenta
Acrescentei também um pouquinho do noz moscada

Como fiz:
Demolha-se o bacalhau, coloca-se num tacho e escalda-se com água a ferver. Tapa-se e deixa-se repousar durante 20 minutos.
Escorre-se o bacalhau, retiram-se as espinhas e peles e desfaz-se em lascas.
Entretanto, cortam-se as cebolas e o alho às rodelas e levam-se a alourar ligeiramente com o azeite. Juntam-se as batatas, que se cozeram com a pele, se pelaram e se cortaram às rodelas. Junta-se o bacalhau. Mexe-se tudo ligeiramente, mas sem deixar refogar. Tempera-se com sal e pimenta. Deita-se imediatamente num tabuleiro de barro ou travessa de cerâmica e leva-se a forno bem quente durante 10 minutos. Serve-se polvilhado de salsa picada e enfeita-se com rodelas de ovo cozido e azeitonas pretas








Sem comentários:

Enviar um comentário