quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Tortilha de alho francês e fiambre para fugir ao trânsito

Em dias chuva, o trânsito para sair do Porto (e para entrar também) é um inferno. A VCI entope e não há saída possível. A viagem para casa que demora entre 20 a 25 minutos, hoje levou mais de 1h45! Não há paciência para tantos acidentes e carros avariados!
Valha-me ao menos os ovos que servem para abrir qualquer via impedida para o jantar. 
 
Fica a receita para um jantar alfa pendular das cozinhas sem tempo.
 
Ingredientes (para 2 viajantes):
2 alhos franceses (parte branca) cortados em anéis
150 g fiambre de peru 
1/4 de pimento vermelho em cubinhos
3 batatas médias às rodelas
4 ovos
Azeite, sal, pimenta, noz moscada e salsa picada
 
Confecção:
Cozer durante 12 minutos as batatas, escorrer e reservar. Numa frigideira com azeite quente, saltear o alho francês, o pimento vermelho e o fiambre. Temperar com sal e pimenta, retirar da frigideira e reservar. Acrescentar mais um pouco de azeite à frigideira e saltear as batatas por cerca de 7 minutos. Temperar com sal, pimenta e noz moscada. Incluir o salteado do alho francês, misturar bem e adicionar os ovos batidos. Tapar a frigideira (eu costumo colocar uma folha de alumínio por cima) e deixar cozer os ovos em lume brando por 7 minutos. Com a ajuda de um prato mais largo que a frigideira, virar a tortilha para tostar do lado cima, desligar a placa e deixar ficar uns 3 minutos para ganhar cor. Servir com salsa picada e rodelas de chouriço caseiro (a minha sogra deu-me um chouriço tão bom! Se não fosse a minha dor de dentes comia-o todo [esta parte não soou bem eu sei, mas é verdade]).
 








1 comentário: