domingo, 9 de dezembro de 2012

Feijoada à Transmontana

Foi a primeira vez que fiz feijoada. Há muito tempo que andava com vontade de comer e com o tempo mais frio, sabe sempre bem um bom prato reconfortante.
Socorri-me do livro "Receitas Portuguesas" de Francisco Guedes e adaptei ao gosto dos clientes desta casa.
O modo como fiz a feijoada, na verdade tem muito pouco a ver com a receita que vem no livro. A receita original leva orelheira de porco fumada, pernil de porco fumado, chispe, farinheira, chouriço de sangue, banha.... produtos que eu e o meu marido não apreciamos. No entanto, e a bem da verdade, devo dizer que estimo muito este livro e que considero as receitas fiéis ao que na realidade são os pratos típicos portugueses das diversas regiões.

Deixo-vos a receita como fiz:

Ingredientes (para 2 pessoas):
200 g de barriga de porco com osso
150 g de bacon partido em pedaços
2 rodelas grossas de chouriço caseiro cortadas em 4 pedaços
1 cenoura
1 lata das pequenas de feijão branco cozido
1 cebola
1 dente de alho
2 folhas de louro
Azeite, sal, pimenta, cominhos, polpa de tomate e vinho branco


Confecção:
Cozer as carnes durante 45 minutos numa panela com água fria. A meio do tempo acrescentar a cenoura inteira. Assim que as carnes estiverem semi-cozinhadas, tirar da panela e reservar uma tigela da água de cozer as carnes.
Num tacho levar ao lume azeite e refogar a cebola e o dente de alho picados. Acrescentar as folhas de louro, a cenoura cortada em rodelas, as carnes, a água reservada e 2 colheres de sopa de polpa de tomate. Temperar com sal, pimenta, 1 colher de sopa de vinho branco e cominhos. Deixar apurar cerca de 30 minutos. Dez minutos antes do fim acrescentar o feijão branco escorrido e rectificar os temperos. Servir com arroz branco soltinho.











Boa semana!

Sem comentários:

Enviar um comentário