segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Filetes de cavala com batata assada

Tal como previa, não mudei de ideias em relação às cavalas. Já em casa dos meus pais, quando a minha Mãe as comprava, eu pedia-lhe para me trazer carapaus.
No sábado, quando fui ao supermercado vi umas cavalas bem fresquinhas, com um aspecto maravilhoso. Pedi para fazer filetes e vim-me embora convencida de que desta vez eu ia gostar tanto de cavalas quanto gosto de carapaus. Mas não. Continuo a não gostar delas, apenas e só por terem uma quantidade absurda de espinhas, serem secas e com pouco sabor.
Ainda assim, fiz o melhor que pude para as tornar saborosas.
 
Aqui está a minha tentativa:
 
Ingredientes (para 2 pessoas):
2 cavalas grandes em filetes
2 batatas médias
1 molho de brócolos
Meio pimento
2 dentes de alho
1 limão
Sal e malagueta seca
 
Preparação:
Temperar os filetes com sal, sumo de limão, malagueta seca moída e os dentes de alho picados. Deixar marinar 2 horas. Descascar as batatas e partir em rodelas. Dar uma pré-cozedura de cerca de 5 minutos (depois da água começar a ferver).
Escorrer muito bem a água, colocar num tabuleiro de ir ao forno e temperar com a mistura da espiga de pimentão e louro, azeite, sal, colorau e orégãos. Assar durante 20 minutos no forno a 190º.
Enquanto isso, aproveitar a água de cozer as batatas, temperar de sal e levar a cozer os brócolos por 3 minutos (depois de a água ferver). Grelhar os filetes com o pimento partido em pedacinhos por 5 minutos.
Servir com a batata assada que deverá estar tostadinha.






1 comentário: