quarta-feira, 30 de julho de 2014

Filetes de dourada com massa fresca

Num destes dias, voltei a fazer lasanha para uma Catarina muito especial. Tem um jeitinho muito próprio de pedir as coisas, muito mimalhinha e ninguém lhe consegue dizer que não. É uma marota!
"Diz" quem provou que a lasanha estava muito boa e eu própria, acho que me esmerei. Deve ter sido a melhor lasanha que fiz em anos!
Cada vez mais me convenço que o amor com que fazemos as refeições reflecte-se no resultado final....

De qualquer das formas, no meio de tanta dedicação, acabou por sobrar uma quantidade muito grande de placas de lasanha. 
Já há alguns anos que uso as folhas de lasanha fresca com ovo da Milaneza, que têm a vantagem de não precisarem de pré-cozedura, e calha-me sempre muito bem. 

Para aproveitar essas placas e porque não me apetecia comer lasanha novamente, cortei-as em tiras fininhas, tipo fettuccini, e levei-as a cozer em água a ferver, temperada com sal e azeite. 
A única diferença face à massa fresca, é que não deixei cozinhar os 3 minutos que habitualmente levam as massas frescas a cozer.
Quando a água ferveu, coloquei a massa no tacho, desliguei o lume e deixei repousar um minuto. Depois tirei a massa e coloquei-a a escorrer num passador. 
Resultou muito bem. Por isso, este prato tanto pode ser feito com massa fresca, seca ou outro qualquer aproveitamento de massa que tenham.
Ora vamos lá!





























Ingredientes (para 3 pessoas):
180gr de massa 
1 pimento vermelho pequeno cortado em pedaços grandes
3 cogumelos portobello laminados grosseiramente
Meia courgette em rodelas
Molho de soja
Mistura de pimentão e louro da Margão
Azeite, sal, pimenta preta, alho em pó e sumo de limão


Confecção:
Comece por temperar o peixe com sal e sumo de limão.
Leve uma panela ao lume com água. Quando ferver introduza a massa, tempere com sal e um fio de azeite. Coza de acordo com as instruções da embalagem. Retire e escorra bem com a ajuda de um coador. 
Entretanto, leve o wok ao lume com azeite. Salteie o pimento vermelho, seguido dos cogumelos. Acrescente a courgette, tempere com sal, pimenta, molho de soja, alho em pó e mistura de pimentão e louro da Margão.
Adicione a massa, misture bem e rectifique os temperos (pode ser necessário acrescentar mais um pouco de azeite).
Finalmente, leve o peixe a grelhar (se optar por não fazer filetes, deve começar a grelhar o peixe logo após tratar da massa), com a pele voltada para baixo, cerca de 3 minutos. Vire o peixe, desligue a placa e deixe grelhar mais uns 2 minutos. Sirva a massa com o peixe.

















1 comentário: