quarta-feira, 23 de julho de 2014

Salada de pepino, fiambre e iogurte

Um dia por semana janto sozinha. O homem tem lá os seus afazeres e por essa razão o jantar é só para mim.
Não me aborrece nada jantar sozinha, aliás, sabe-me muito bem. Gosto do silêncio, de jantar sentada no sofá com o tabuleiro pousado nas pernas e não ter pressa, nem preocupações. Como morei alguns anos sozinha e sempre fui muito independente, penso que vem daí esta necessidade de tempo e espaço só para mim...
O jantar tem quase sempre a mesma base: tomate. Adoro saladas de tomate e nesta altura do ano em que já existem tomates coração de boi, então é que eu gosto! A partir daí preparo a salada com o tiver no frigorífico. O tempero é sempre azeite, vinagre de sidra, sal e orégãos.
Desta vez optei pelo pepino. Tenho recebido semanalmente pepinos caseiros que é outra das minhas perdições! Para dar um "dressing" diferente á salada, optei pelo iogurte e cebolinho.
E a noite veio em pezinhos de lã... sem ruídos ou urgências...



























Ingredientes (para 1 pessoa):
1 pepino 
80gr de fiambre em cubinhos
1 iogurte natural
1 Maçã golden descascada
6 nozes
1 colher de café de mostarda
sal, pimenta e cebolinho picado
Tostas integrais para acompanhar


Confecção:
Corte o pepino no sentido longitudinal, retire as grainhas e corte em pedaços pequenos.
Coloque numa taça o pepino, o fiambre, a maçã partida em pedacinhos e as nozes também em pedaços pequenos.
Prepare o molho misturando bem o iogurte, o cebolinho, a mostarda, sal e pimenta.
Regue com o molho e sirva bem fresco, acompanhado das tostas.

(Inspiração: revista Continente Magazine n.º 13)


































































1 comentário:

  1. Mas que bem amiga, uma delicia esta salada, e que bem por vezes momentos a sós, bjokitas

    ResponderEliminar