segunda-feira, 14 de julho de 2014

Alheira com espargos (o petisco do fim de semana)

Adoramos estes petiscos que nos sabem pela vida ao fim de semana!
Com o tempo bom que temos tido, a varanda converte-se no melhor sítio para estarmos. Com sombra, com privacidade e com espaço, o almoço sabe a férias e a destinos de tranquilidade e sol.



























Ingredientes (para 2 pessoas):
1 alheira
1 molho de espargos
1 colher de chá de molho inglês
1 pitada de sal
2 ovos
2 colheres de sopa de vinagre de vinho
Pão



Confecção:
Lave bem os espargos. Corte a parte mais dura da base dos espargos e rejeite (há quem use estes bocadinhos para a base da sopa... eu não gosto)
Leve uma frigideira larga ao lume com um fio de azeite e salteie durante 2 minutos os espargos cortados em 3 partes. Tempere com um pouco sal e molho inglês.
Corte a alheira em rodelas e junte aos espargos. Deixe a alheira tostar dos dois lados uns 3 a 4 minutos (nós gostamos dos legumes mais durinhos, por isso não deixamos ficar muito tempo na frigideira).
Coloque a aquecer uma panela funda com 3/4 de água e adicione o vinagre. Assim que a água estiver bem quente (mas sem ferver!), mexa-a com a ajuda de um fouet no sentido do relógio até criar um funil. Com cuidado, abra o ovo para dentro desse funil e deixe escalfar durante uns 3 a 4 minutos. Retire o ovo com a ajuda de uma escumadeira e com uma faca corte os fios da clara que estiverem soltos. Repita esta operação para o outro ovo. Tempere com sal e pimenta.
Sirva a alheira com os ovos por cima, acompanhada dos espargos, do pão e de uma cerveja fresquinha!



















































1 comentário: