terça-feira, 8 de julho de 2014

Bolo de cenoura (sem cobertura)

Gostamos muito de bolinhos simples, sem recheios ou coberturas, mas gostamos de bolinhos com caldas docinhas e muito húmidos. 
Este bolo foi feito para um almoço com os meus Pais, certa que seria do agrado deles, apesar de o bolo favorito do meu Pai ser pão-de-ló (eu e a minha Mãe brincamos com a situação e dizemos que é o bolo tipo palha... é que só passa na garganta com a ajuda de um chá! Cruzes!).
O bolo ficou muito bom: húmido (nada parecido com o pão-de-ló), na dose certa de açúcar e a amêndoa combinou muito bem com a cenoura mas, lamentavelmente, sabia quase só a laranja. Tive receio que os meus Pais não gostassem do sabor da cenoura e por isso decidi acrescentar o sumo da laranja. Afinal não valia pena, porque ambos gostam de bolo de cenoura, e ter arrancado um "está muito bom" do meu pai, foi uma vitória!



Ingredientes:
4 ovos
1 + 1/2 chávenas de açúcar branco
150ml de óleo (usei óleo de amendoim)
200gr cenouras cruas raladas
Raspa de 1 laranja 
Sumo de meia laranja
2 chávenas de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
3 colheres de sobremesa de amêndoa triturada (sobras que tinha de outra sobremesa)



Confecção:
Ligue o forno nos 180º. 
Bata os ovos com o açúcar até obter uma mistura fofa. Acrescente o óleo, a cenoura ralada, a raspa e o sumo da laranja e misture bem. Por fim, adicione a farinha, o fermento e a amêndoa. 
Verta para uma forma redonda de buraco e leve ao forno por 40 minutos. 


































1 comentário:

  1. Cá por casa os bolos simples também são os mais apreciados, e o que mostras está fantástico!

    ResponderEliminar